20/11/2019

em 7 comentários

A Arte de Cuidar da Própria Vida

Muitas pessoas reclamam da falta de tempo para as atividades cotidianas, para o lazer, para o papo entre amigos, para estudar, mas para muitas dessas pessoas o tempo é grande e de tão grande sobra. O que comprova isso é disposição que as pessoas encontram para falar sobre o vida do outro, sobre os fracassos e quase nunca sobre as vitórias. Falar da vida alheia agora tá na mídia, tá na moda, quanta audiência tem o BBB, com que finalidade assistimos? Para sabermos da vida dos confinados ou para sabermos quem falou da vida de quem? Pronto formou se aí um ciclo vicioso.
As pessoas perdem horas do seu dia único, para falar sobre o outro, mas que tempo lhe sobra para pensar sobre os próprios defeitos? Um certo dia uma mulher muito sábia ficou sabendo que o povo de sua cidade falava muito mal dos seus filhos, ela ficava se perguntando porque de falar tão mal dos seus filhos se eram rapazes estudiosos e dedicados, foi aí que ela resolveu perguntar para um deles se não se sentia incomodado com o povo falando mal dele, ele respondeu com a mesma sabedoria de sua mãe que enquanto o povo falava dele ele crescia como ser humano, como profissional e que ele já estava tão longe que um dia essas pessoas o perderia de vista, pois elas se preocuparam tanto com a vida dele que ficaram estacionadas no mesmo lugar. É uma realidade triste as pessoas poderiam aproveitar seu tempo com coisas boas que proporcionassem benéficos para sua própria vida, visto que depois sentem-se sobrecarregadas de problemas e muitas vezes o tempo de solucioná-los ficou para trás, bem naqueles dias em que a vida do outro era mais interessante que a sua.
A sua vida merece ser respeitada pelo seu semelhante e esse respeito deve ser mutuo e duradouro, não importa como o outro vive, pois cada um tem sua forma própria de viver e não existe certo ou errado desde que um respeite o outro, sem julgamentos, sem ofensas e intrigas, não torne sua existência tão insignificante achando melhor se dedicar a vida alheia. Sei que para muitos pode ser difícil se livrar do veneno da própria língua, é por isso que cuidar da própria vida exige esforço, exige que tenhamos consciência de que nossa vida está se tornando decadente pela falta de cuidado, pelo abandono, que coisa mais triste pensar que quando falamos do outro, estamos nos afastando de nós mesmos, estamos abandonando nossa própria existência. E não podemos confundir isso tudo com liberdade de expressão, visto que não podemos chamar de liberdade aquilo que nos aprisiona.
Quando cuidamos da própria vida percebemos melhor as nossas falhas, procuramos melhorar e sairmos da sombra das falhas do outro.
Acredito que antes de nos dedicarmos a qualquer que seja a atividade, devemos parar, observar o quanto estamos cuidado das nossas vidas, só assim entenderemos um pouco sobre as formas de cuidado e que cuidar da própria vida pode se tornar uma arte prazerosa e cheia de recompensas, que só serão percebidas no convívio com aqueles que apesar das semelhanças são tão diferentes em sua subjetividade.
Quando digo cuidar da própria vida, na verdade digo que devemos deixar o outro viver a sua maneira, sem precisar de alguém passando adiante seu modo de viver e isso não significa diminuir o contato com as outras pessoas, significa criar laços saudáveis de relacionamento, não cuidar da vida do outro, mas cuidar da dor, não causar dor. Precisamos ser empáticos, só assim seremos capazes de imaginar como seria se estivéssemos na mesma situação do outro, será que gostaríamos de receber as criticas que fazemos? Será que estamos no direito de julgar aquilo que em nossa concepção está errado? Será que estando na mesma situação agiríamos melhor que o outro ? São questionamentos como estes que precisamos fazer antes de entrar na vida alheia para julgar, criticar aquilo que não nos diz respeito. Se estamos muito preocupados com a vida do outro o que se pode pensar é que precisamos suprir de alguma forma essa lacuna que deixa nossa vida tão desinteressante aos nossos olhos. O que digo pode ser melhor compreendido através do seguinte conto:
Há muitos anos atrás, antes dos seres humanos habitarem na terra, havia um lugar que se chamava “Bicholândia”, este lugar era habitado apenas por animais, esses animais viviam lutando por sua sobrevivência, menos a dona cobra que se arrastava de um lugar para o outro para observar o que os outros bichos faziam, ela observava e em seguida criticava, contava para animais e zombava. Um certo dia ela foi contar para a formiga que o joão de barro estava fazendo uma casa, mas que nunca encontraria uma esposa, a formiga muito sábia disse a cobra para ir trabalhar, procurar mantimentos, pois o inverno estava se aproximando e todos tinham que ficar um bom tempo em um lugar quentinho e precisavam de alimento, mas a dona cobra não deu ouvidos a formiga, não se contentando foi comentar com o jacaré, que a formiga trabalhava tanto, mas só ficava no buraco que a beleza desse trabalho não era visto, o senhor jacaré assim como a formiga disse que o inverno se aproximava e que já era preciso se preparar para sobreviver a ele. Depois de um mês de trabalho os bichos conseguiram se organizar, cada um com aquilo que conseguiu para sobreviver ao inverno mais frio do século, menos a dona cobra que dedicou todo seu tempo observando e criticando os outros bichos. Quando começou a nevar a floresta já se encontrava deserta todos os bichos em suas tocas e protegidos, quando se viu sozinha numa floresta tão fria e assustadora a dona cobra entrou em desespero, olhou ao seu redor e nada, não havia mais ninguém, nenhum lugar para escapar daquele inverno, depois de sofrer muito, ela encontrou um oco em uma árvore se se enroscou, enquanto estava lá ela começou a perceber que se preocupou tanto com a vida dos outros bichos que abandonou a sua, que ao invés de falar dos outros poderia ter feito seu trabalho e se preparado para o futuro.
Assim somos nós humanos, enquanto falamos do outro, nos perdemos de nós mesmos, da nossa existência, e passamos a viver a vida que não nos pertence, que sentido faz viver assim? Precisamos nos aperfeiçoar na arte de viver a própria vida.

Cuidar da própria vida é uma atitude inteligente, pois temos tão pouco tempo para nós mesmos. É perda de tempo ficar correndo atrás daquilo que não nos pertence, a vida do outro.
 Viva sua vida! Curta seus momentos, o que é dos outros não nos pertence...



Autora: Lua


Curta nossa página no Facebook!
Assine nosso Feed!

Você se interessou pelos nossos textos e orações? Então cadastre seu email para receber em primeira mão todos os posts do blog!

Digite seu endereço de Email:

Atenção!!! Não se esqueça de abrir seu email para confimar sua assinatura!


comments powered by Disqus

7 comentários:

  1. Também adorei! Prima arrasou nas palavras agora, disse tudo!
    O pessoal daqui deveria ler isso neh prima?! Pq tá precisando...

    ResponderExcluir
  2. Muita gente deveria ler esse texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito sábio, estava precisando ouvir isso!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, esta mensagem serve para muitas gentes q se preocupa com a vida alheia e se esqueçe da dela, um abraço.

    ResponderExcluir